16 de outubro de 2019 em Dicas
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Fuja da tristeza pós-viagem

Le Jardin Caldas Novas

Você já ouviu falar da “depressão pós-férias”? Pois saiba que ela existe. E, apesar do esforço para voltar à rotina, esse retorno pode parecer desgastante, resultando em dores de cabeça, ansiedade, insônia etc.

Isso não acontece só por que você quer continuar de férias. Seu corpo sofre com a rotina diferente e em razão das muitas horas dentro de um avião.

Mas, calma: é possível fazer a volta de férias ser bem mais tranquila. A gente trouxe algumas dicas simples que vão te ajudar nessa missão. Vem ver:

Ao chegar em casa:

Fique de pés para cima

Assim que você chegar em casa, deite-se no chão e eleve seus pés e pernas contra a parede por mais ou menos 10 minutos. Parece meio bobo, mas é algo que vai aliviar o inchaço nas pernas e nos tornozelos. Isso faz com que todo o líquido acumulado nas pernas seja drenado, o que alivia suas fibras musculares.

Não durma muito fora do horário

É bem difícil resistir a uma soneca pós-voo, mas apagar depois da viagem é uma péssima ideia, pois o corpo não se ajustará ao fuso horário local, o que com certeza vai interferir no seu sono. Procure tirar cochilos breves, de menos de uma hora.

Se chegar à noite, não hiberne

Quando finalmente chegar o tão esperado momento de dormir, é bom não exagerar ao cair no sono por muitas horas seguidas. Em vez disso, durma as horas necessárias que seu corpo realmente precisa para se revigorar (de 6 a 8 horas), coloque o relógio para despertar e vá para algum lugar aproveitar a manhã. Mesmo se você for do tipo mais preguiçoso, acordar cedo é bom para seu corpo em longo prazo.

Se abasteça de carboidratos

Se você cortou alimentos à base de amido ou está numa dieta e tem evitado glúten, pode tirar uma folga no dia do seu voo. Os altos níveis de insulina ajudam seu corpo a se ajustar do típico “come e dorme” do cronograma do avião. Se você está viajando com fusos horários diferentes, quando chegar em casa, sinta-se livre para atacar alguns deliciosos donuts ou vá direto afogar as mágoas numa bela pizza.

Lave o nariz com solução salina

Tomar vários copos de vitamina C não vai garantir que você não pegue uma gripe ou resfriado. Para isso, é importante lavar sua cavidade nasal com uma solução salina para colocar pra fora poeira e outras partículas carregadoras de germes que podem te deixar doente.

Faça exercícios físicos

Pode parecer cansativo, mas é recomendado, após um longo voo, praticar alguns exercícios. Se exercitar faz com que o sangue corra para suas extremidades e não fique acumulado em um lugar só, o que causa o inchaço.

Ou saia e tome um ar fresco

O ar da cabine dos aviões é bastante seco e pode te deixar desidratado. Além disso, o baixo nível de oxigênio é a razão pela qual muitas pessoas se sentem fatigadas durante a viagem. Para ativar seu cérebro com oxigênio fresco, as aeromoças recomendam dar um passeio ao ar livre.

Agende uma sessão de massagem

Não precisa ser em um hotel megacaro ou 5 estrelas. Uma massagem barata e curta também é recomendada. O importante é dar aquela relaxada e ter alguém para cuidar dos seus músculos doloridos e ativar os fluídos.

Ao longo dos dias

Aceite que rotina é mais sem graça que uma viagem

É quase inevitável comparar o cotidiano com os dias de viagem. Mas a recomendação (óbvia) é: evite fazer isso. Com certeza a sua rotina é muito mais tranquila e “sem graça” que os dias na viagem – durante a viagem tudo é novidade e o ritmo é sempre mais frenético. Comparou? Ok. Agora tente ver o lado positivo: é bom diminuir o ritmo, descansar e repor as energias.

Evite voltar de viagem no último dia de férias

Pode parecer tentador aproveitar até o último minuto das férias, mas, acredite, isso tende a tornar sua volta à rotina ainda mais sofrida. O choque de realidade vai ser ainda mais brutal.

Procure voltar pra casa com uns dois ou três dias de descanso restantes. Assim você ainda tem um tempo de descanso e consegue organizar todas as suas pendências para voltar ao trabalho sem aquela sensação de ter deixado algo importante para trás.

Vejo o lado positivo de voltar para casa

Viajar é realmente incrível, mas o prazer de voltar para o aconchego de casa, da nossa família e dos animais de estimação não maravilhoso? É importante valorizar as pequenas coisas e parar para lembrar como é bom, por exemplo, voltar a dormir no nosso travesseiro.

Se necessário, reavalie seu trabalho

Tem seguido todas as dicas anteriores e mesmo assim voltar ao trabalho parece mais torturante do que deveria ser? Talvez seja a hora de você questionar se está no caminho profissional ideal.

Com certeza, nenhum trabalho vai ser tão prazeroso como uma praia de águas azuis e areia branquinha, mas o seu trabalho deve dar uma certa dose de satisfação, afinal, é lá que você passa a maior parte do seu dia.

Seja turista na sua própria cidade

Muitas vezes, por puro comodismo, deixamos de curtir atrações que a nossa cidade proporciona, mas essas opções são uma ótima alternativa para matar a saudade da viagem! Que tal tirar uma tarde para conhecer aquele café novo que abriu? Ou então visitar aquela nova exposição de arte? Curte um passeio ao ar livre? Uma caminhada numa rua cheia de lojas charmosas também é uma ótima opção!

Transforme suas lembranças de viagem em decoração

Dizem que colocar no papel coisas que nos fazem felizes é terapêutico. Pode ser no papel, na madeira, no vidro – o importante é deixar palpável.

Que tal unir o útil ao agradável e ainda decorar sua casa? Isso mesmo! Você pode utilizar objetos que lembrem suas viagens: fotos, ingressos, passagens e folhetos como parte da sua decoração. Elas podem, por exemplo, ir para a superfície da mesa de jantar ou compor lindos quadros. É só deixar a criatividade fluir!

Comece a planejar a próxima viagem

Todas as dicas anteriores são ótimas, mas essa, sem dúvida, é a mais eficiente de todas. Afinal, quer melhor maneira de sentir falta da última viagem do que planejar a próxima? É sucesso certo!

 

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