15 de abril de 2020 em Sem categoria
319

Ler é viajar sem sair de casa. Top 5 dicas de literatura infantil sobre viagens.

Le Jardin Caldas Novas

Viajar é preciso. Mas, enquanto não é possível se hospedar no Le Jardin e aproveitar as belezas e os atrativos de Caldas Novas, o jeito é viajar nas palavras e boas histórias.

Neste dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Para que essa data seja ainda mais especial para os leitores e pequenos leitores, vamos elencar alguns livros infantis muito interessantes que, nesses tempos difíceis nos quais não se pode sair de casa, fazem a gente curtir uma boa viagem e se divertir pelo mundo sem sair do lugar, e atuam como uma rota de fuga para a mente. Ler é importantíssimo. Ler com e para uma criança é fundamental.

1. Volta ao mundo em 80 dias – Júlio Verne

Já que estamos falando sobre viagens, não poderíamos começar com outra senão essa obra que, como diz o título, descreve uma grande aventura. O escritor francês Júlio Verne é um dos maiores expoentes do gênero, e produziu ao longo de sua vida diversas obras de aventura que falam sobre viagens e sobre mergulhar na fantasia. Falando em mergulho, a próxima dica também é do mesmo autor e tem tudo a ver com esse tema.

2. Vinte mil léguas submarinas – Júlio Verne

Do conceituadíssimo autor francês de aventuras e fantasias, esse é mais um livro que fala sobre viagem, mas, dessa vez, em alto-mar. Vinte mil léguas submarinas, que é quase uma leitura universal e obrigatória para quem se inicia na literatura, narra uma incrível viagem de 10 meses pelas profundezas e mistérios do fundo do mar.

3. As viagens de Gulliver – Jonathan Swift

Outro livro épico de mais de 200 anos, com uma leitura gostosa e cheia de compensações entre um capítulo e outro, As viagens de Gulliver narra as aventuras do médico Lemuel Gulliver, que em um naufrágio foi a um lugar misterioso chamado Lilipute, onde havia uma civilização minúscula e ele era considerado gigante, e também a outros lugares fantásticos com habitantes peculiares.

4. O jardim secreto – Frances Hodgson Burnett

O jardim secreto conta a história de Mary. Ela vivia na mágica Índia com seus pais, mas fica órfã devido a um terrível terremoto. Na Inglaterra, ela vai morar no castelo de sua tia; com o primo e os novos amigos, descobre um lugar mais que especial. Vale a pena cada linha de texto que descreve esse lugar e essa emocionante aventura.

5. Viagem ao céu – Monteiro Lobato

É claro que não faltaria aqui um autor brasileiro. O título Viagem ao céu faz parte da imensa gama de aventuras do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Nessa história, Emília, Visconde, Narizinho e Pedrinho fazem uma incrível e marcante viagem interplanetária a bordo de nada menos que uma cauda de cometa.

Leia, conte para as crianças e depois volte aqui para comentar de quais desses livros vocês gostaram mais! Ah! Deixe nos comentários as suas dicas para os outros leitores, também.

Obrigado por sua visita e não deixe de ler nossas outras matérias.

Tags

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por