21 de agosto de 2018 em Dicas
355

Motivação no trabalho: 5 formas de inspirar sua equipe

Le Jardin

Estar à frente de uma equipe pode ser uma situação desafiadora para a maioria das pessoas.

Se esse é o seu caso, saiba que existem várias formas de contornar a falta de experiência e o sentimento de insegurança que bate na gente, quando o assunto é motivar colegas de trabalho.

Confira agora cinco formas, testadas e comprovadas, de alavancar a moral do seu time e aperfeiçoar a motivação no trabalho. Quantas dessas dicas você já conhecia? Vamos ver?

 

1 – Faça a equipe entender o cenário como um todo

Isso significa, em outras palavras, explicar da forma mais clara possível qual é o objetivo maior que une todas as pessoas envolvidas na equipe.

Uma equipe motivada é uma equipe que sabe para onde está indo. Melhor que isso, é uma equipe que sabe como chegar lá.

Nada motiva mais um grupo, ou indivíduo, do que saber que cada ação no trabalho serve para deixar o objetivo final mais próximo.

 

2 – Forneça as ferramentas necessárias

Uma vez que a dica acima seja executada apropriadamente, o resultado natural é que os membros da sua equipe comecem a apontar vários requisitos para que o objetivo geral seja alcançado.

Essas demandas podem vir de várias formas. Talvez seja um conhecimento que a equipe ainda não domina, talvez seja um equipamento essencial para a entrega da tarefa, talvez seja apenas a necessidade de comunicar com outras equipes de trabalho.

Cabe a você entregar as “ferramentas” que sua equipe precisa para manter a motivação e atingir o objetivo comum.

 

3 – Estabeleça metas de desempenho

Aqui, temos mais um conselho que vai complementar as duas estratégias citadas anteriormente.

Como dizia Peter Drucker, um dos pais da administração moderna: “O que pode ser medido, pode ser melhorado.” Essa frase traduz a importância em estipular metas para sua equipe e, obviamente, estabelecer formas claras de como medir os resultados.

No entanto, não basta apenas escolher números incríveis e prazos surreais na hora de estabelecer as metas do grupo. Se baseie em experiências prévias de bons resultados de trabalho, e vá construindo a partir daí um novo ciclo de motivação.

 

4 – Esteja disponível para eles

Provavelmente um dos fatores mais críticos na construção de motivação em qualquer equipe.

Permitir que sua equipe tenha acesso a você é um passo essencial para descobrir falhas no processo, identificar acertos e traçar novas estratégias de trabalho.

Isso pode ser alcançado de várias formas. A princípio você pode criar uma caixa de sugestões anônimas e deixar que os membros depositem seus feedbacks individualmente.

Em um segundo momento, pode ser muito produtivo também pedir a opinião da equipe de forma mais direta. O diálogo claro é uma boa forma de solidificar a motivação.

 

5 – Celebre os sucessos

Pessoas gostam de comemorar bons acontecimentos. Quando uma equipe obtém sucesso de alguma forma, é natural que surja a vontade de expressar essa satisfação.

Saiba reconhecer esse momento. Celebre as vitórias da sua equipe, e perceba a motivação dela expandir de forma mágica!

Como fazer isso? Simples. Proporcione um momento que traga diversão e engrandecimento para cada membro do seu time. Pode ser algo que dure apenas por uma noite, ou mesmo um evento que vá além de um dia.

Escolha um espaço legal para isso, saia do espaço comum de trabalho. Isso tornará o momento ainda mais especial!

Aqui no Le Jardin Caldas Novas, por exemplo, oferecemos o Flora Cerrado, nosso centro de eventos completo para todo tipo de comemoração corporativa. Dá só uma olhada!

Agora me fala, qual dica de motivação da nossa lista você irá seguir primeiro?

Tags

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por