20 de fevereiro de 2019 em Cultura, Turismo
254

A origem das águas termais de Caldas Novas

Le Jardin Caldas Novas

Caldas Novas é um dos mais populares destinos turísticos brasileiros não apenas por ser uma cidade histórica, mas também por suas fontes de águas termais, que compõem o maior manancial hidrotermal do mundo, recebendo mais de quatro milhões de turistas por ano, atraídos pelas propriedades medicinais das piscinas termais.

A cidade é um dos mais importantes polos turísticos do estado de Goiás. Sua infraestrutura hoteleira conta hoje com mais de 1.057 hotéis das mais diversas categorias: desde os mais sofisticados até os mais simples, todos cheios de piscinas termais.

Mas, por falar em piscinas termais, você sabe como elas surgiram?

Durante muito tempo acreditou-se que a Serra de Caldas Novas seria um vulcão adormecido e que, por isso, as águas termais teriam origem vulcânica. Contudo, de acordo com vários estudos geológicos realizados ao longo dos últimos anos, não existe nenhum tipo de evidência vulcânica em Caldas Novas. O fenômeno dessas águas quentes decorre, então, das características geológicas e topográficas do local. As águas são aquecidas com o calor que vem do interior da Terra, em camadas profundas da crosta terrestre.

Diante desse fato, resolvemos te contar algumas curiosidades sobre as águas termais de Caldas Novas:

1. As águas termais foram descobertas em 1722, quando o sertanista Bartolomeu Bueno da Silva estava em uma de suas explorações em busca de pedras preciosas.

2. As águas quentes emergem entre 34°C e 58°C, sendo essas suas temperaturas naturais.

3. A primeira torneira de água “quente-fria” foi instalada no Hotel Roma e preservava as propriedades da água para o consumo entre os hóspedes.

4. Cerca de 15 mil m³ de água são bombeados nos mais de 90 poços em atividade na cidade.

5. Os minerais e os oligoelementos presentes nas águas de Caldas Novas são indicados como coadjuvantes em tratamentos de problemas reumáticos, digestivos e metabólicos.

le jardin caldas novas aguas termais

E é claro que existem diversas outras curiosidades sobre as águas termais de Caldas Novas, mas o melhor mesmo é vir conferir tudo isso de perto! Venha aproveitar as águas termais aqui, no Le Jardin, o melhor hotel de Caldas Novas, com estrutura completa, elegância e comodidade perfeita para você e sua família.

Esperamos por você. Vem!

 

Banner da campanha de Melhor Idade com direcionamento para a LP

Tags

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por