2 de outubro de 2019 em Viagem
205

Vai cair na estrada? Planeje a road trip perfeita

Le Jardin Caldas Novas

De uma coisa ninguém tem dúvida: viajar de carro é bom demais! Você tem a flexibilidade de poder parar onde e quando quiser, fazer tudo no seu tempo, na sua velocidade, desfrutando da liberdade pra alterar o roteiro a qualquer momento.

E, como em qualquer viagem, você deve decidir para onde ir, quando ir e qual o orçamento. As 15 dicas abaixo cobrem todo tipo de road trip e todo tipo de destino. Confira!

1. Google Maps
Um ótimo ponto de partida. Insira seu destino inicial e final e tenha uma ideia de quanto tempo vai levar para chegar. Ajuste a rota e veja os diferentes caminhos para chegar e quanto tempo cada um levaria (nesse momento também é possível ver se você está a poucas horas de distância de algum lugar que não havia pensado inicialmente, mas adoraria visitar). Tenha uma noção da rota básica para seguir, mas não precisa ser nada excessivamente engessado. É bom deixar espaço para desvios inesperados, decisões espontâneas e aqueles momentos “o que será que tem ali?”…

2. Qual carro?
O tipo de carro que você precisa depende do seu destino, do tipo de viagem e de quantas pessoas estarão com você. Pense na necessidade (ou não) de ter um veículo com tração nas quatro rodas, por exemplo, ou se seria ideal estar a bordo de um conversível. O importante é reservar com antecedência, optar por quilometragem ilimitada (a não ser que você tenha certeza absoluta da extensão da sua viagem) e garantir o seguro!

Se for usar carro próprio, não se esqueça de fazer um check-up completo, com direito a conferir estepe e itens de segurança.

3. Música
Poucas coisas combinam tão bem quanto a dupla música + estrada. O que você mais tem no caminho é tempo para ouvir suas músicas favoritas, então garanta uma boa playlist e não esqueça do cabo USB. Também vale a pena checar as rádios locais para ter a chance de ouvir músicas que geralmente não ouvimos em casa.

4. Sites especializados
Confira o site Roadtrippers. É uma mina de ouro para informações: desde atrações para ver à beira das estradas até dicas de hospedagem. Cobre o planeta inteiro e inclui milhões dos destinos e lugares mais interessantes do mundo.

5. Estradas menos viajadas
BRs e estradas estaduais podem até ser mais rápidas, mas você perde muito com elas. Se possível (dependendo do tempo e do terreno), opte por estradas menos viajadas. Você vai ver muito mais pelo caminho, conhecer os moradores e aventurar-se por trajetos que nunca viu. Outra coisa: pegue aquele desvio! Viu uma placa com o nome de um lugar que parece de uma cidade-fantasma ou uma atração turística no mínimo bizarra? Vá pra lá! É a sua chance. Espontaneidade é uma das rainhas da road trip.

6. Coma e durma como os locais
Dê uma chance à comida local – mesmo que você não tenha ideia de como ela seja. Afinal, poderá ser sua única chance de prová-la. O mesmo vale para a acomodação: claro que é sempre tentador ficar naquele novo resort badalado, mas por que não experimentar um B&B bacaninha?

7. Bolsa térmica
Como saber quando haverá a chance de fazer uma pausa para comer? A dica é preparar uma bolsa térmica e guardar bebidas e petiscos para quando a fome apertar (ou se estiver perdido, ou se aquele atalho for mais longo que o esperado…).

8. Companheiro de viagem
Escolha bem seu companheiro de viagem para combinar com seu temperamento; alguém que possa fazer algo que você jamais poderia (tipo ler mapas ou falar uma língua local) e que consiga conviver com você nos melhores e piores momentos!

9. Compre um GPS
O celular ajuda, mas um bom GPS pode salvar sua viagem.

10. Mantenha-se off-line
Sim, o Google Maps é ótimo, mas nunca despreze um bom mapa de papel – você já deve ter ouvido falar desse objeto que um dia foi imprescindível para os viajantes. Você vai se surpreender ao saber quão úteis eles podem ser – além de ajudar a se achar, vão servir de incríveis lembranças de viagem quando ela acabar.

11. Reserve com antecedência
Algumas atrações mais badaladas esgotam seus ingressos com meses de antecedência. Defina os principais locais que você quer visitar e planeje sua viagem ao redor deles. O mesmo vale para hotéis. Melhor garantir e reservar com antecedência.

12. As regras da estrada
Certifique-se das regras de trânsito do país que você visitará. Placas de trânsito, bons costumes e documentação necessária variam de um local para o outro. Não se deixe pegar desprevenido.

13. Postos de gasolina
Os postos de gasolina podem ser verdadeiras bênçãos divinas. Os maiores possuem banheiros, comida razoavelmente decente, café bebível e todo tipo de guloseima para animar o viajante cansado. Alguns até permitem estacionar o carro durante a noite. Pesquise-os com antecedência e tente guiar sua viagem por eles.

14. Segurança sempre!
Use as estradas menos conhecidas, saia da sua zona de conforto e explore – mas sempre com bom senso. Ouça conselhos, sempre avise alguém a respeito de onde você está e de para onde está indo, e tente não se colocar em situações de risco.

Uma dica prática: manter alguns litros de água no carro o tempo todo pode ser uma verdadeira salvação. Se tiver espaço, um container extra de combustível também é uma boa ideia (mas confira sempre os regulamentos do país ou da região – alguns permitem que você carregue apenas uma pequena quantidade de combustível).

15. Baixe aplicativos
Carregue seu smartphone com uma boa quantidade de aplicativos úteis (e alguns não tão úteis assim, mas que você pode precisar ao longo da viagem).

Pronto para começar sua viagem de carro?

Tags

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por